Embaixada de cabo Verde em Portugal
Embaixada de Cabo Verde em Lisboa - Homepage
HOME Embaixada de Cabo Verde em Lisboa FAVORITOS Embaixada de Cabo Verde em Lisboa RECOMENDAR Embaixada de Cabo Verde em Lisboa ENVIAR EMAIL  
Embaixada de Cabo Verde
Avenida do Restelo, 33
1449-025 Lisboa

Tel.: +351 213 041 440
Fax: +351 213 041 466
E-mail: info@embcv.pt

Horário de funcionamento:
Chancelaria (de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 16h00)
Secção Consular (de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 15h30)
Mapa de Localizacao da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa
Localização da Embaixada
Manual do Emigrante
Manual do Emigrante
Facebook Twitter Blog dos  Estudantes Cabo-verdianos
CPLP  Embaixada de Cabo Verde em Lisboa  ACIDI/CNAI  Embaixada de Cabo Verde em Lisboa  NEWSLETTER  
Notícias - Portugal voltar
17/09/2014
Portugal e Cabo Verde alargam cooperação em emprego
Embaixada de Cabo Verde em Lisboa
Cabo Verde e Portugal assinam na próxima sexta-feira um memorando de entendimento para alargar a parceria estratégica no domínio do emprego e formação profissional a novas áreas.

A informação foi avançada esta terça-feira à imprensa pelo presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Cabo Verde, Vargas Melo, e o seu homólogo português, Jorge Gaspar, que iniciou uma visita de trabalho de quatro dias ao arquipélago, indicando a assistência técnica, o empreendedorismo e a definição de um modelo de políticas ativas do emprego como possíveis novas áreas de cooperação entre as duas instituições.

"Em Portugal, as políticas ativas de emprego têm contribuído para a criação de emprego líquido. Creio que essa experiência, bem desenhada e, depois, melhor executada, poderá ter também o mesmo resultado em Cabo Verde", considerou Jorge Gaspar.

"Temos feito uma aposta muito forte na área da formação profissional e é chegado o momento de perceber de que forma pode continuar a contribuir para não só o reforço das qualificações dos cabo-verdianos, mas também para a criação de emprego qualificado", sustentou.

"O melhor indicador da qualidade da formação profissional é o emprego criado", reforçou, frisando que é interesse de Portugal ajudar Cabo Verde a fazer formação profissional dirigida às necessidades das empresas e às estratégias de desenvolvimento económico do país.

Para o presidente do IEFP de Cabo Verde, Vargas Melo, a congénere portuguesa tem sido um "parceiro estratégico" para o arquipélago, pelo que o convite para a visita foi feito a Jorge Gaspar para este tomar conhecimento dos avanços do setor do emprego e formação profissional no país e das parceiras técnicas, logísticas e institucionais de Portugal.

O IEFP cabo-verdiano foi criado em 1994, na altura com apenas dois centros em todo o arquipélago, e 20 anos depois conta com 11 centros, sendo a cooperação portuguesa responsável pela construção e reabilitação de cinco deles, uma residência de estudantes e formado milhares de jovens que já estão no mercado de trabalho.

O presidente do IEFP-CV indicou que desde o início do ano o país está a implementar uma Carta de Política Integrada (CPI), pelo que vai precisar da experiência e capacidade técnica de Portugal para a sua implementação até 2018 "sem problemas".

O responsável destacou a abertura do seu homólogo português em continuar a apoiar Cabo Verde, reforçando o desejo manifestado pelo ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social português, Mota Soares, que, de dezembro de 2013 a junho de 2014, efetuou duas visitas a Cabo Verde, a última para formalizar adendas ao acordo de cooperação bilateral existente.

Durante a sua estadia no arquipélago da morabeza, Jorge Gaspar vai visitar vários centros de emprego e formação profissional na ilha de Santiago, participará numa conferência nacional para o emprego e será recebido pela ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada.

Fonte: Notícia ao Minuto


 
topo
102 Visitantes Online
Pesquisa Interna
Agenda
Revista 'Panu di Terra'
Revista "Panu di Terra"
Férias em Cabo Verde
Férias em Cabo Verde
Perguntas Frequentes
 O que preciso para obter um visto?

 Penso investir em Cabo Verde: que preciso saber?

 O que necessito para tirar o passaporte?

 O que necessito para renovar o passaporte?

 Como tirar uma certidão de nascimento?

 Vou de férias: preciso de vacinas?

 Quanto tempo demoro para obter o visto?

Copyright © 2010 Embaixada de Cabo Verde em Lisboa  .  Desenvolvido por Helcadesign